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Título: ANÁLISE DE DISFLUÊNCIAS SOB A ÓTICA DA PSICOLINGUÍSTICA: UM ESTUDO DA FALA DE ADULTOS IDOSOS NEUROLOGICAMENTE SAUDÁVEIS
Autor: CRISTIANE PATROCINIO FRANCESCHI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - ORIENTADOR
LILIAN CRISTINE HUBNER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 64564
Catalogação:  31/10/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64564@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64564

Resumo:
Esta dissertação se insere na área da Psicolinguística e volta-se para a análise de disfluências em um estudo da fala de adultos idosos neurologicamente saudáveis, utilizando tarefas previstas na Bateria de Avaliação da Linguagem no Envelhecimento (BALE) (HÜBNER, et al., 2019). Neste estudo, buscou-se investigar os tipos de disfluência mais recorrentes na produção de três tipos de narrativas: um reconto (Lúcia), uma história engraçada vivida pelo participante (Funny Story) e uma narrativa baseada em sequência de figuras (Dog Story). O estudo incluiu 55 participantes (43 do sexo feminino, 12 do sexo masculino), com idade média de 70 anos (SD= 7,3). Foi investigado o efeito das seguintes variáveis sociodemográficas na produção de disfluências: idade, sexo, status socioeconômico e escolaridade. Também se examinou a correlação entre proporção de disfluências em cada tipo de narrativa e a pontuação na respectiva tarefa, entre proporção de disfluências e hábitos de leitura e escrita, e a correlação entre a proporção de disfluências e o desempenho dos participantes em testes cognitivos previstos na BALE. Os resultados obtidos indicam que a proporção de disfluências varia em função das demandas cognitivas de cada tipo de narrativa, havendo maior proporção de disfluências na tarefa de produção de reconto. Foram analisados os seguintes tipos de disfluência: pausas preenchidas, reformulações, prolongamentos, repetições e interrupções. Observam-se diferenças quanto à distribuição de tipos de disfluência em função da natureza gramatical do elemento afetado, com maior incidência de pausas preenchidas e reformulações sobre itens lexicais e de prolongamentos e repetições sobre itens funcionais. Em relação aos fatores sociodemográficos examinados, foi observado resultado significativo apenas para o fator escolaridade, com uma maior ocorrência de disfluências entre os indivíduos com mais alto grau de escolaridade, na tarefa de reconto. No que tange aos estudos de correlação, embora não tenha havido efeitos de correlação entre proporção de disfluências em cada narrativa e a pontuação obtida na respectiva tarefa, cumpre notar que o reconto foi a tarefa em que os participantes apresentaram pontuação mais baixa, resultado que converge com o achado anterior de que esse tipo de narrativa induz maior produção de disfluências. Nos outros estudos de correlação, foi observada correlação positiva entre a proporção de disfluências produzidas na narrativa da história engraçada e a tarefa de nomeação, e entre a proporção de disfluências na tarefa de reconto e a pontuação obtida no questionário de hábitos de leitura. Os resultados, em conjunto, sugerem que as disfluências na produção dos idosos neurologicamente saudáveis podem ser interpretadas menos como perturbações e mais como recursos importantes no planejamento e estruturação linguística de enunciados. Ao final, apontam-se implicações dos resultados para a compreensão de como elementos como tipo de narrativa, fatores socioeconômicos, hábitos de leitura e escrita e condições/estratégias cognitivas se entrelaçam para moldar o desempenho linguístico de adultos idosos, trazendo contribuições significativas para o campo da psicolinguística e além.

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