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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CATÁSTROFE E CONTINUIDADE DE SER: O TRABALHO PSÍQUICO DA CRIANÇA NA PANDEMIA DE COVID-19 Autor: ADELIA NUNES JEVEAUX PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 64161
Catalogação: 29/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64161
Resumo:
Título: CATÁSTROFE E CONTINUIDADE DE SER: O TRABALHO PSÍQUICO DA CRIANÇA NA PANDEMIA DE COVID-19 Autor: ADELIA NUNES JEVEAUX PEREIRA
Nº do Conteudo: 64161
Catalogação: 29/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=64161@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64161
Resumo:
Catástrofe e continuidade de ser: o trabalho psíquico da criança na pandemia
de Covid-19. Este trabalho consiste numa pesquisa teórico-clínica acerca dos
atravessamentos e produções específicas da clínica psicanalítica online com
crianças durante a pandemia de Covid-19. Na primeira parte, estabelecemos o
entendimento do contexto pandêmico a partir do conceito de catástrofe de Sandor
Ferenczi, marcando distinções e relações com o traumático, de modo a considerar
as mobilizações psíquicas do par analítico e as consequentes necessidades de
elasticidade da técnica e de adaptação do setting por meio de vinheta. Em seguida,
apresentamos o conceito de privação em Winnicott como fundamento de uma
experiência psíquica de luto para a criança em confinamento, por vezes vivenciada
de forma ambígua e imprecisa, e traçamos articulações com o fenômeno da
evacuação de crianças de zonas urbanas no Reino Unido durante a Segunda Guerra
para situar um referencial sobre possíveis efeitos psíquicos de grandes rupturas
conjunturais no processo de constituição subjetiva. Relacionamos tais questões com
a processualidade da constituição psíquica pela ótica de Ferenczi no tocante à
gradual introjeção da realidade e ao papel do ambiente no acolhimento do
sofrimento da criança. Por fim, exploramos através de vinhetas clínicas a
especificidade do atendimento remoto na sua dimensão de setting audiovisual a
partir do conceito de câmera subjetiva, relacionando-o com a teoria do brincar de
Winnicott, mormente o conceito de uso do objeto, para refletir sobre o processo de
construção de uma possibilidade de relação sofisticada com o mundo externo
mesmo em circunstâncias de profundas restrições.
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NA ÍNTEGRA |