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Coleção Digital
Título: DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR DE TRANSPORTE: COMPARAÇÃO DAS EMISSÕES DE VEÍCULOS LEVES CONVENCIONAIS, HÍBRIDOS E ELÉTRICOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: GUILHERME HENRIQUE CASTRO
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 63937
Catalogação: 13/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63937
Resumo:
Título: DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR DE TRANSPORTE: COMPARAÇÃO DAS EMISSÕES DE VEÍCULOS LEVES CONVENCIONAIS, HÍBRIDOS E ELÉTRICOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: GUILHERME HENRIQUE CASTRO
Colaborador(es): SERGIO LEAL BRAGA - Orientador
Número do Conteúdo: 63937
Catalogação: 13/09/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63937@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63937
Resumo:
A mobilidade urbana possui significativa interação com o meio ambiente, seja através dos recursos extraídos para produção e abastecimento de frotas automotivas ou da poluição promovida pela circulação e descarte de resíduos. Sendo do conhecimento geral que os principais combustíveis utilizados atualmente são oriundos de fontes naturais finitas e de alto impacto ambiental, faz-se necessário a avaliação de outras alternativas de propulsão dos meios de transporte. Dentro dessas condições os veículos elétricos e os veículos movidos à etanol apresentam-se como opções consistentes sob o aspecto sustentável. A abordagem desenvolvida contempla as interações entre as matrizes energéticas e elétricas, as emissões de CO2 dos diferentes tipos de propulsão, tendo em vista o comportamento de cada um desses fatores nos seguintes países: Estados Unidos, Alemanha, China, Japão, Índia e em especial o Brasil. Dessa forma, objetiva-se determinar o tipo de transporte individual com menor grau de emissões de CO2.
Descrição | Arquivo |
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