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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LITERATURA MOÇAMBICANA: OLHARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS Autor: LUIS AUSSE
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 63755
Catalogação: 18/08/2023 Liberação: 22/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63755@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63755
Resumo:
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA LITERATURA MOÇAMBICANA: OLHARES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS Autor: LUIS AUSSE
Nº do Conteudo: 63755
Catalogação: 18/08/2023 Liberação: 22/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63755@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63755
Resumo:
O propósito deste estudo é analisar o papel dos animais na educação ambiental no ensino da literatura moçambicana. Selecionamos algumas obras literárias, cujas histórias envolvem ações indiretas ou diretas de animais para examinar o ecossistema dos não humanos e humanos. Em aula, a abordagem transdisciplinar, que dê conta às interações mútuas, suas semelhanças e diferenças na forma de agir e os respetivos embates, propicia adoção de perspectivas didático-pedagógicas para a valoração das subjetividades desses outros (MACIEL, 2022b; LOURENÇO, 2021). Os resultados mostram que a maioria dos textos recorre à utilização dos animais para fins estéticos (símbolo/metáfora) e os professores lecionam a literatura no modelo que o currículo impõe, sem que estes inovem essa prática; o que está a quem da educação ambiental.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |