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Título: POR QUE ESSE COMPORTAMENTO FREQUENTEMENTE INADEQUADO ÀS QUARTAS-FEIRAS?: AS AVALIAÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE A NATUREZA DE SUAS RELAÇÕES EM SALA DE AULA
Autor: PALMYRA BARONI NUNES
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 63716
Catalogação:  16/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63716@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.63716

Resumo:
O objetivo do presente artigo é tecer entendimentos sobre a convivência em sala de aula, por meio das avaliações feitas por alunos e por alunas de uma turma de sexto ano, de uma escola pública do Rio de Janeiro, ao seu comportamento. Para isso, recorro ao viés teórico-investigativo-metodológico da Prática Exploratória (MILLER, 2012) e ao Sistema de Avaliatividade (Martin e White, 2005). Teço reflexões baseando-me nos princípios da Prática Exploratória e na pesquisa do praticante. Além disso, baseio minha análise no subsistema da Atitude, nas categorias semânticas do afeto e do julgamento, para entender os sentidos criados pelas avaliações nos textos escritos pelos alunos e pelas alunas sobre seu comportamento, no subsistema de Engajamento, ou seja, como as vozes dos alunos e das alunas estabelecem seu lugar em relação a outras vozes e no subsistema da Gradação, que salienta como os sentimentos, as emoções e as opiniões são intensificadas por recursos linguísticos usados.

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