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Título: IDEOLOGIA NO CAMPO DO DESIGN DE MODA: O USO DA NOÇÃO DE MODA SUSTENTÁVEL
Autor: AMANDA NETTO NOGUERA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DENISE BERRUEZO PORTINARI - ORIENTADOR
ALBERTO CIPINIUK - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63652
Catalogação:  10/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63652@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63652@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63652

Resumo:
Considerando o aumento da prevalência dos discursos e das disciplinas, sobre sustentabilidade nas instituições de ensino do Campo do Design de Moda, objetiva-se investigar como o Campo compreende a noção de sustentabilidade. Para tal, a fim de aprendermos a totalidade social, empregamos as teorias do Campo e da economia dos bens simbólicos, de Pierre Bourdieu, e a teoria social de Marx, a qual acessamos, sobretudo, por intermédio de pesquisadores marxistas. Esse estudo verificou que o discurso e a prática do design de moda sustentável tendem a reproduzir a ideologia da sustentabilidade corporativa. Essa camufla os interesses de classe, apoiando-se na razoabilidade da defesa ambiental, ao mesmo tempo que emprega uma retórica supraclassista.

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