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Coleção Digital
Título: HOMESCHOOLING NO BRASIL: MOTIVOS, ARGUMENTOS E ESTRATÉGIAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CAMILO HENRIQUE SILVA
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
MARCELLO RAPOSO CIOTOLA - Coorientador
Número do Conteúdo: 63597
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63597@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63597@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63597
Resumo:
Título: HOMESCHOOLING NO BRASIL: MOTIVOS, ARGUMENTOS E ESTRATÉGIAS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CAMILO HENRIQUE SILVA
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
MARCELLO RAPOSO CIOTOLA - Coorientador
Número do Conteúdo: 63597
Catalogação: 08/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63597@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63597@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63597
Resumo:
objetivo da tese é identificar e analisar os motivos, os argumentos e as estratégias jurídicas utilizadas pelas famílias para legitimarem a adoção do homeschooling no Brasil. A investigação, ao utilizar o método da pesquisa bibliográfica,
localizou onze trabalhos acadêmicos empíricos, elaborados por dez pesquisadores,
entre os anos de 2012 a 2022. Por meio da interpretação do texto dos documentos
selecionados, a tese identificou cinco categorias de motivos e argumentos para a
adesão das famílias brasileiras a este método de ensino: ideológicas; socialização;
bem-estar; pedagógico; valores religiosos e morais. A Lei, sexta categoria, é entendida como uma estratégia para a legalização, pelo Poder Judiciário ou pelo Poder
Legislativo, para o exercício da educação domiciliar. Para a construção do texto,
para além da introdução e da conclusão, capítulos um e nove, respectivamente, foram edificados outros sete. O capítulo dois apresenta as bases filosóficas das teorias
políticas adotadas para o exame do objeto da tese, a partir da tipologia apresentada
por Will Kymlicka, e engloba o liberalismo e sua vertente igualitária, o libertarismo,
o conservadorismo e o comunitarismo. No capítulo três, tem-se um panorama do
direito à educação no país, sua prestação enquanto serviço público, a organização
nacional e a competência legislativa dos Entes Federados. O tópico quarto é dedicado a uma conceituação e distinção necessárias entre homeschooling, unschooling
e deschooling. A quinta seção apresenta o histórico da educação domiciliar no Brasil, do século XIX até sua atual configuração. Com fundamento nos trabalhos empíricos, elabora o perfil socioeconômico dos usuários e, por fim, compara esse movimento com o do Escola sem Partido. No sexto capítulo, a tese analisa as seis categorias de motivos, argumentos e estratégias jurídicas identificadas. A sétima parte
avança sobre as estratégias jurídicas das famílias, com a análise da Repercussão
Geral n. 822 do Supremo Tribunal Federal, pondo fim à discussão no Poder Judiciário. Quanto ao Poder Legislativo, no âmbito do Congresso Nacional, o estudo se
dá no Projeto de Lei Federal n. 3179/2012. Ainda compôs o exame as iniciativas do
Distrito Federal (Lei 6.759/2020) e dos Estados do Paraná (Lei 20.739/2021), Rio
Grande do Sul (PL 170/2019), Santa Catarina (PLC 003/2019) e São Paulo (PL
707/2019). No âmbito municipal, a apreciação deteve-se a Manaus (PL 64/2021),
Vitória (Lei 9.562/2019), Belo Horizonte (PL 56/2021), Porto Alegre (PL
001/2021) e Sorocaba (PLO 031/2021). No oitavo capítulo, diante da construção
teórica e investigativa construída, a tese desenvolve uma análise crítica dos motivos, argumentos e estratégias jurídicas apresentados pelas famílias para a utilização
e a legitimação do homeschooling. Por fim, chega-se à conclusão da tese de que as
famílias brasileiras defendem ou aderem ao homeschooling por um posicionamento
político conservador, evidenciados na interpretação de suas falas e experiências,
utilizadas para a construção e embasamento dos motivos e argumentos para sua
legitimação. Para galgar tal objetivo, utilizam as estratégias jurídicas disponíveis,
com iniciativas no Poder Judiciário e no Poder Legislativo, no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
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