$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: ENSAIOS SOBRE PREVISÃO DE INFLAÇÃO: DESAGREGAÇÃO, COMBINAÇÃO DE PREVISÕES E DADOS NÃO ESTRUTURADOS
Autor: GILBERTO OLIVEIRA BOARETTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCELO CUNHA MEDEIROS - Orientador
Nº do Conteudo: 63548
Catalogação:  07/08/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63548@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63548@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63548

Resumo:
Esta tese consiste em três ensaios sobre previsão de inflação, com foco na inflação brasileira. No primeiro ensaio, examinamos a eficácia de vários métodos de previsão para prever a inflação, com foco na agregação de previsões desagregadas. Consideramos diferentes níveis de desagregação para a inflação e empregamos uma variedade de técnicas tradicionais de séries temporais, bem como modelos lineares e não lineares de aprendizado de máquina que lidam com um número grande de preditores. Para muitos horizontes de previsão, a agregação de previsões desagregadas performa tão bem quanto expectativas baseadas em coleta e modelos que geram previsões a partir do agregado. No geral, os métodos de aprendizado de máquina superam os modelos de séries temporais tradicionais em precisão preditiva, com excelente desempenho para os desagregados da inflação. Em nosso segundo ensaio, investigamos os potenciais benefícios de combinar previsões de inflação individuais ao propor uma correção para viés variável no tempo da média de previsões. Nossa análise inclui estimações empregando janelas rolantes e modelos em espaço de estados que usam a recursividade do filtro de Kalman. Obtivemos um bom desempenho de previsão para modelos baseados em janelas rolantes pequenas em horizontes de previsão curtos e intermediários, enquanto um modelo em espaço de estados obtem um desempenho um pouco pior do que os procedimentos baseados em janelas rolantes. No terceiro ensaio, usamos aprendizado supervisionado para gerar índices prospectivos baseados em tweets e notícias para inflação acumulada e investigamos se esses índices podem melhorar o desempenho da previsão de inflação. Nossos resultados indicam que os índices baseados em notícias fornecem ganhos preditivos significativos, principalmente para os horizontes de 3 e 12 meses à frente. Esses achados sugerem que a incorporação de mais fontes de informação do que apenas expectativas baseadas em opiniões de especialistas pode levar a previsões mais precisas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui