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Título: COMPETIÇÃO E PROVISÃO PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR
Autor: GUILHERME NORONHA JARDIM
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
LEONARDO BANDEIRA REZENDE - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 63544
Catalogação:  04/08/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63544@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63544@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63544

Resumo:
Este artigo investiga o impacto da provisão pública na concorrência dentro do setor de ensino superior brasileiro. Desenvolvemos e estimamos um modelo empírico de demanda por ensino superior que incorpora instituições gratuitas e restrições de escolha do consumidor. Nosso modelo produz padrões de substituição mais realistas do que um modelo logit sem restrições, indicando que a seletividade é uma dimensão essencial da diferenciação de produtos. Mostramos que os programas públicos mais seletivos exercem pressão competitiva comparável aos programas privados mais seletivos, mas os programas públicos menos seletivos exercem mais pressão competitiva do que os programas privados menos seletivos. Nossas estimativas da resposta de oferta das instituições privadas sugerem que, na ausência de programas públicos, as mensalidades seriam cerca de 7 por cento mais altas. Esses resultados fornecem informações importantes sobre a dinâmica competitiva do ensino superior brasileiro e destacam o papel da provisão pública na promoção da concorrência nesse setor.

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