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Título: COMO A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES E O CONSUMO DE COSMÉTICOS SÃO ALTERADOS APÓS A DESCOBERTA DE TESTES EM ANIMAIS
Autor: GIOVANNA ALLEVATO SERRUYA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  DANIEL KAMLOT - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63515
Catalogação:  03/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63515@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63515

Resumo:
Durante muitos anos, grande parte da indústria de cosméticos atestou a segurança e efetividade de seus produtos através da testagem em animais vivos, muitas vezes envolvendo crueldade e isso ainda acontece nos dias de hoje, a despeito dos avanços e recomendações mundiais. O objetivo deste estudo foi verificar se a constatação de práticas de testes em animais na produção de cosméticos altera a percepção que os clientes têm a respeito das marcas. Trata-se de uma pesquisa exploratória quantitativa por meio de questionários estruturados de múltipla escolha aplicados a consumidores de uma empresa de cosméticos. Foram coletadas 61 respostas sendo a maioria eram mulheres entre 18 e 25 anos e ensino superior completo; 55,7 por cento busca por qualidade e aprova os produtos desta empresa; 78,7 por cento considera a proteção animal muito importante e a maioria relatou que não consumiria ou deixaria de comprar produtos de marcas que realizam testes em animais, mas 41 por cento não acredita que isto mude a qualidade do cosmético. É possível compreender que os participantes seguem as tendências já relatadas na literatura com relação à causa animal, com implicações para a indústria cosmética no sentido de investir em outros métodos de testagem a fim de manter sua reputação, no entanto não acreditam que a testagem altera a qualidade dos cosméticos.

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