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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: MODELAGEM TERMODINÂMICA DA REFORMA DE ETANOL EM HIDROGÊNIO VERDE PARA USO NO SETOR MOBILIDADE Autor: RODRIGO FAGUNDES FIGUEIRA PINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
FLAVIA DE MIRANDA GONCALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63418
Catalogação: 01/08/2023 Liberação: 01/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63418
Resumo:
Título: MODELAGEM TERMODINÂMICA DA REFORMA DE ETANOL EM HIDROGÊNIO VERDE PARA USO NO SETOR MOBILIDADE Autor: RODRIGO FAGUNDES FIGUEIRA PINHO
FLAVIA DE MIRANDA GONCALVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63418
Catalogação: 01/08/2023 Liberação: 01/08/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63418
Resumo:
A degradação ambiental é um problema global que leva à perda de biodiversidade,
destruição de habitats naturais e aumento da poluição do ar e da água. O uso
insustentável dos recursos naturais, a poluição industrial e o desmatamento são
alguns dos principais fatores que contribuem para esse declínio. Os combustíveis
renováveis são fontes de energia sustentáveis e amigas do ambiente. Isso inclui
energia solar, eólica, hídrica e de biomassa. Esses recursos fornecem alternativas
viáveis aos combustíveis fósseis, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e
reduzem a dependência de recursos não renováveis. O hidrogênio verde é uma
forma de energia renovável produzida pela eletrólise da água usando eletricidade
de fontes renováveis. É uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis que
contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição
para uma economia mais limpa e sustentável. O objetivo do trabalho é realizar
uma modelagem termodinâmica da produção e armazenamento de hidrogênio em
células a combustível e através dos resultados termodinâmicos provar a eficácia
de 6 casos envolvendo 3 rotas de reforma de etanol (Reforma a Vapor, Oxidação
Parcial e Reforma Auto Termal) e 2 tipos de células a combustível (PEMFC e
SOFC), gerando assim diferentes resultados e durante a conclusão, definir: os
calores envolvidos na produção de hidrogênio e carregamento das células a
combustível, a potência elétrica que a CaC irá alcançar em diferentes parâmetros
(temperatura, taxa de oxigênio e vapor) e dessa forma, julgar o melhor caso de
acordo com os resultados obtidos. Através da modelagem do equilíbrio
termodinâmico por minimização da energia livre de Gibbs usando uma rotina
desenvolvida no software MATLAB, é possível encontrar as composições dos
produtos da reforma do etanol e a partir disso calcular a eficiência e a demanda
por energia nas três rotas de reforma do etanol. A conclusão foi baseada nos
cálculos dos calores e os critérios para a escolha do melhor caso foram,
rendimento na produção de hidrogênio, espontaneidade de reação, menor taxa de
emissão de gases poluentes (como o monóxido de carbono) e baixas demandas de
energia/calor. Conclui-se que as condições ótimas de reforma do etanol são
através da reforma a vapor em temperaturas entre 900K e 1100 K com uma razão
de vapor por etanol superior a 6 (quanto maior melhor).
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |