$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: MODELAGEM TERMODINÂMICA DA REFORMA DE ETANOL EM HIDROGÊNIO VERDE PARA USO NO SETOR MOBILIDADE
Autor: RODRIGO FAGUNDES FIGUEIRA PINHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  FLORIAN ALAIN YANNICK PRADELLE - ORIENTADOR
FLAVIA DE MIRANDA GONCALVES - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63418
Catalogação:  01/08/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63418@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63418

Resumo:
A degradação ambiental é um problema global que leva à perda de biodiversidade, destruição de habitats naturais e aumento da poluição do ar e da água. O uso insustentável dos recursos naturais, a poluição industrial e o desmatamento são alguns dos principais fatores que contribuem para esse declínio. Os combustíveis renováveis são fontes de energia sustentáveis e amigas do ambiente. Isso inclui energia solar, eólica, hídrica e de biomassa. Esses recursos fornecem alternativas viáveis aos combustíveis fósseis, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e reduzem a dependência de recursos não renováveis. O hidrogênio verde é uma forma de energia renovável produzida pela eletrólise da água usando eletricidade de fontes renováveis. É uma alternativa promissora aos combustíveis fósseis que contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a transição para uma economia mais limpa e sustentável. O objetivo do trabalho é realizar uma modelagem termodinâmica da produção e armazenamento de hidrogênio em células a combustível e através dos resultados termodinâmicos provar a eficácia de 6 casos envolvendo 3 rotas de reforma de etanol (Reforma a Vapor, Oxidação Parcial e Reforma Auto Termal) e 2 tipos de células a combustível (PEMFC e SOFC), gerando assim diferentes resultados e durante a conclusão, definir: os calores envolvidos na produção de hidrogênio e carregamento das células a combustível, a potência elétrica que a CaC irá alcançar em diferentes parâmetros (temperatura, taxa de oxigênio e vapor) e dessa forma, julgar o melhor caso de acordo com os resultados obtidos. Através da modelagem do equilíbrio termodinâmico por minimização da energia livre de Gibbs usando uma rotina desenvolvida no software MATLAB, é possível encontrar as composições dos produtos da reforma do etanol e a partir disso calcular a eficiência e a demanda por energia nas três rotas de reforma do etanol. A conclusão foi baseada nos cálculos dos calores e os critérios para a escolha do melhor caso foram, rendimento na produção de hidrogênio, espontaneidade de reação, menor taxa de emissão de gases poluentes (como o monóxido de carbono) e baixas demandas de energia/calor. Conclui-se que as condições ótimas de reforma do etanol são através da reforma a vapor em temperaturas entre 900K e 1100 K com uma razão de vapor por etanol superior a 6 (quanto maior melhor).

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui