$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: APRENDIZADO SEMI E AUTO-SUPERVISIONADO APLICADO À CLASSIFICAÇÃO MULTI-LABEL DE IMAGENS DE INSPEÇÕES SUBMARINAS
Autor: AMANDA LUCAS PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARCO AURELIO CAVALCANTI PACHECO - ORIENTADOR
MANOELA RABELLO KOHLER - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63187
Catalogação:  11/07/2023 Liberação: 11/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63187@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63187@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63187

Resumo:
O segmento offshore de produção de petróleo é o principal produtor nacional desse insumo. Nesse contexto, inspeções submarinas são cruciais para a manutenção preventiva dos equipamentos, que permanecem toda a vida útil em ambiente oceânico. A partir dos dados de imagem e sensor coletados nessas inspeções, especialistas são capazes de prevenir e reparar eventuais danos. Tal processo é profundamente complexo, demorado e custoso, já que profissionais especializados têm que assistir a horas de vídeos atentos a detalhes. Neste cenário, o presente trabalho explora o uso de modelos de classificação de imagens projetados para auxiliar os especialistas a encontrarem o(s) evento(s) de interesse nos vídeos de inspeções submarinas. Esses modelos podem ser embarcados no ROV ou na plataforma para realizar inferência em tempo real, o que pode acelerar o ROV, diminuindo o tempo de inspeção e gerando uma grande redução nos custos de inspeção. No entanto, existem alguns desafios inerentes ao problema de classificação de imagens de inspeção submarina, tais como: dados rotulados balanceados são caros e escassos; presença de ruído entre os dados; alta variância intraclasse; e características físicas da água que geram certas especificidades nas imagens capturadas. Portanto, modelos supervisionados tradicionais podem não ser capazes de cumprir a tarefa. Motivado por esses desafios, busca-se solucionar o problema de classificação de imagens submarinas a partir da utilização de modelos que requerem menos supervisão durante o seu treinamento. Neste trabalho, são explorados os métodos DINO (Self-DIstillation with NO labels, auto-supervisionado) e uma nova versão multi-label proposta para o PAWS (Predicting View Assignments With Support Samples, semi-supervisionado), que chamamos de mPAWS (multi-label PAWS). Os modelos são avaliados com base em sua performance como extratores de features para o treinamento de um classificador simples, formado por uma camada densa. Nos experimentos realizados, para uma mesma arquitetura, se obteve uma performance que supera em 2.7 por cento o f1-score do equivalente supervisionado.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui