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Título: FATORES RELACIONADOS AO NO-SHOW EM SERVIÇOS CLÍNICOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CLÍNICA CARDIOLÓGICA E NEUROLÓGICA
Autor: DAVI MELHORANSE GOUVEIA
FELIPE DE SOUZA MICHAELIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  IGOR TONA PERES - ORIENTADOR
LEILA FIGUEIREDO DANTAS - COORIENTADOR

Nº do Conteudo: 63128
Catalogação:  07/07/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63128@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63128

Resumo:
O no-show vem ganhando importância nas mais diversas áreas por ocasionar um grande aumento do custo operacional e piora na qualidade de serviço. Na área de saúde, a otimização no processo de agendamento de consultas é uma possibilidade de melhorar a oferta e reduzir custos operacionais com a melhora na gestão do trabalho. O objetivo deste estudo de caso é identificar, em uma clínica cardio e neurológica, quais variáveis estão relacionadas ao no-show dos pacientes. Para tal, foram desenvolvidos modelos uni e multivariados. O estudo de caso contou inicialmente com 32.573 registros analisados, mostrando que as variáveis mais relacionadas ao no-show são: sexo do paciente, idade, se tratar de um retorno do paciente, especialidade da consulta e o tipo de convênio médico. O sexo possui uma influência que aumenta aproximadamente 20% a chance do não comparecimentos para pacientes do sexo feminino comparado ao masculino. A faixa etária com maiores taxas de no-show é entre 31 e 50 anos. Outro dado obtido é que procedimentos médicos possuem menos faltas quando comparados às consultas. Com os resultados, esse trabalho se revela fundamental para compreensão dos fatores relacionados ao não comparecimento e possibilita uma gestão otimizada dos agendamentos das consultas. Dessa forma, a clínica consegue reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade de seu serviço.

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