XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ANÁLISE DE HABILIDADES CRÍTICAS DE PROBLEM SOLVING E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO DE EQUIPES Autor: PAULO MATEUS DINIZ PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - ORIENTADOR
RENAN SILVA SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63089
Catalogação: 04/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63089&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63089
Resumo:
Título: ANÁLISE DE HABILIDADES CRÍTICAS DE PROBLEM SOLVING E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO DE EQUIPES Autor: PAULO MATEUS DINIZ PEREIRA
RENAN SILVA SANTOS - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63089
Catalogação: 04/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63089&idi=1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63089
Resumo:
A capacidade de resolver problemas complexos de maneira estruturada tem se
destacado como uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho atual e dos
próximos anos. Entretanto, o domínio dessas habilidades ainda não é generalizado. Os
profissionais que conhecem e utilizam métodos de problem solving no dia a dia de trabalho
para tomar decisões ainda são uma minoria, mesmo entre executivos. Além do problem solving,
outra ferramenta poderosa utilizada para melhorar a qualidade das decisões tomadas em
empresas é o empoderamento, que consiste em aumentar a autonomia dos funcionários por
meio da delegação de autoridade e fornecimento de ferramentas que os permitam desempenhar
suas novas funções com confiança e competência. Embora a literatura tenha explorado a
relação entre empoderamento e problem solving, sobretudo na área a educação por meio do
Problem-Based Learning, método de ensino orientado à resolução de problemas, faltam
trabalhos que explorem a influência do desenvolvimento de habilidades de problem solving no
processo de empoderamento de equipes em empresas. O objetivo deste trabalho de conclusão
de curso é, portanto, avaliar se é possível determinar quais são as habilidades-chave de problem
solving e investigar a influência do desenvolvimento e uso de habilidades de resolução de
problemas no processo de empoderamento de equipes. Para fundamentá-la, foi realizada a
revisão da literatura de problem solving e empoderamento e aplicada uma pesquisa survey com
681 clientes de uma firma global de treinamento e desenvolvimento especializada em problem
solving. A partir da literatura e da pesquisa quantitativa, foi possível mostrar que problem
solving e empoderamento possuem uma relação de mutualismo, na qual quanto maior o
empoderamento de um indivíduo, maior sua autoconfiança e maior seu empoderamento, sendo
o contrário igualmente verdade: quanto maior o empoderamento, maior a autoconfiança do
indivíduo e maior a sua capacidade de resolver problemas. Além disso, foi possível também
reduzir a grande variedade de habilidades de resolução de problemas em seis elementos-chave:
empoderamento, criatividade e inovação, liderança, uso de metodologias, pensamento racional
e ágil e estruturação e análise de problemas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |