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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: GESTÃO ESCOLAR, DESEMPENHO E EQUIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ÍNDICES Autor: JOAO CARLOS DE SOUZA ANHAIA GINO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CYNTHIA PAES DE CARVALHO - ORIENTADOR
KARINA CARRASQUEIRA LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63076
Catalogação: 03/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63076@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63076@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63076
Resumo:
Título: GESTÃO ESCOLAR, DESEMPENHO E EQUIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ÍNDICES Autor: JOAO CARLOS DE SOUZA ANHAIA GINO
KARINA CARRASQUEIRA LOPES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 63076
Catalogação: 03/07/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63076@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=63076@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63076
Resumo:
A presente tese teve como objetivo principal construir, validar e discutir a
pertinência de índices que relacionassem aspectos da gestão escolar (liderança do
diretor, autoeficácia pedagógica do diretor e complexidade da gestão) com o
desempenho e a equidade dos resultados dos alunos dos anos finais do ensino
fundamental. A pesquisa foi um estudo quantitativo de natureza exploratória, tendo
como amostra principal as escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que ofertam
nono ano e foram avaliadas no SAEB 2019. Complementarmente foram realizadas
análises para as escolas que ofereciam o quinto ano da mesma rede e para as escolas
públicas do Brasil de quinto e nono anos que participaram do SAEB 2019. Em termos
metodológicos, foram construídos três índices por meio da análise fatorial: o Índice
de Liderança do Diretor (ILD), o Índice de Autoeficácia Pedagógica do Diretor
(IAEPD), e um Índice de Complexidade da Gestão (ICG) para a rede municipal do
Rio de Janeiro, alternativo ao índice criado pelo INEP. Foram então realizadas
regressões lineares multivariadas usando a média da proficiência em matemática
dos alunos e seu desvio padrão em cada escola como variáveis dependentes e o
Índice de Nível Socioeconômico (Inse) do INEP como variável de controle. Os
principais resultados indicaram que a liderança do diretor e a crença em autoeficácia
pedagógica do diretor apresentaram correlação positiva com a proficiência e com
as desigualdades no desempenho dos alunos. Quanto a complexidade da gestão a
correlação foi negativa: quanto mais complexa a escola, pior o resultado dos alunos.
Não foi possível encontrar resultados estatisticamente confiáveis para a relação
entre a complexidade da gestão e a equidade do desempenho dos alunos. Os
modelos para o Rio de Janeiro só apresentaram significância estatística em alguns
coeficientes para o quinto ano. Todos os índices e respectivos coeficientes tiveram
significância estatística nos modelos nacionais.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |