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Título: REBELIÃO DO FRAGMENTO: O CINEMA DE TRANSGRESSÃO E SEUS OBJETOS CONDENATÓRIOS
Autor: LUIZA LIMA FURTADO
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 62928
Catalogação:  20/06/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62928@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.MIGUEL.62928

Resumo:
A presente pesquisa discute as faculdades acerca do Mal no cinema, por meio de reflexões contidas no pensamento do escritor e antropólogo francês Georges Bataille (1897-1962). Dedicamo-nos a analisar o livro A Literatura e o Mal (1957), e explorar sua conceituação no cinema de Vivienne Dick, integrante do movimento audiovisual Cinema de Transgressão. Os principais curtas-metragens da diretora nos quais nos debruçamos são Guerillere Talks (Conversas de Guerrilha, 1978, tradução nossa) e Beauty Becomes the Beast (A Bela se Torna a Fera, 1979, tradução nossa). O objetivo desta pesquisa é abordar como estes trabalhos, realizados em contextos de escassez orçamentária, de manifestações que simbolizam o caos político e cultural, dialogam com a filosofia de Bataille e salientam outras perspectivas para o cinema por meio de circuitos não estritamente comerciais.

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