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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: OUTRA PRETA QUE NÃO SORRIU: A EXPERIÊNCIA DA DIÁSPORA NEGRA NOS POEMAS DE CAROL DALL FARRA E PORSHA OLAYIWOLA Autor: STEFFANY DIAS DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62920
Catalogação: 19/06/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62920@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62920@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62920
Resumo:
Título: OUTRA PRETA QUE NÃO SORRIU: A EXPERIÊNCIA DA DIÁSPORA NEGRA NOS POEMAS DE CAROL DALL FARRA E PORSHA OLAYIWOLA Autor: STEFFANY DIAS DA SILVA
Nº do Conteudo: 62920
Catalogação: 19/06/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62920@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62920@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62920
Resumo:
A dissertação apresenta uma incursão pelos poemas de duas poetas da diáspora
negra, Carol Dall Farra, do Brasil, e Porsha Olayiwola, dos Estados Unidos, numa
investigação sobre processos do sentimento de não pertencimento na constituição
de subjetividades de mulheres negras a partir de reflexões acerca de elementos de
diferenciação, como raça, gênero, classe, religião e orientação sexual. Em formato
de ensaios, pretende-se discutir economia onomástica, assim como a influência da
cultura negra nas línguas coloniais, a heterossexualidade compulsória e outras
experiências relacionadas à diáspora negra, cuja resistência, aqui, desponta nas
performances poéticas das autoras no slam poetry, que, nesse sentido, funciona
como uma ferramenta de construção de identidades e da partilha do sensível,
formulação de Jacques Rancière, em que os interlocutores dos poemas são muitas
vezes as mulheres negras, que, assim como as poetas, constroem suas subjetividades
com os poemas declamados. Sob a luz dos escritos de intelectuais como bell hooks,
Audre Lorde e Lélia Gonzalez, discute-se as disputas que as poetas escolhidas
escolhem travar para forjar subjetividades e criar vínculos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |