XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THAT FAGGOT KICKED ME OUT OF THE CLASSROOM: AN ANALYSIS OF THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF EMOTIONS AND EVALUATIONS OF QUEER TEACHERS THROUGH AN AUTOETHNOGRAPHIC APPROACH Autor: CARLOS AUGUSTO DE O RIBEIRO JR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62750
Catalogação: 01/06/2023 Liberação: 01/06/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62750
Resumo:
Título: THAT FAGGOT KICKED ME OUT OF THE CLASSROOM: AN ANALYSIS OF THE DISCURSIVE CONSTRUCTION OF EMOTIONS AND EVALUATIONS OF QUEER TEACHERS THROUGH AN AUTOETHNOGRAPHIC APPROACH Autor: CARLOS AUGUSTO DE O RIBEIRO JR
Nº do Conteudo: 62750
Catalogação: 01/06/2023 Liberação: 01/06/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62750&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62750&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62750
Resumo:
The objective of this research is to understand how emotions and interpersonal
relationships of a group of teachers are established when they reflect on their
queer performances in life trajectories, especially in professional practices. For
this, I analyze and interpret the evaluation (LINDE, 1997; THOMPSON;
HUNSTON, 2006; HUNSTON, 2011) and its relation with the discursive
construction of emotions (ABU-LUGHOD; LUTZ, 1990; AHMED, 2004;
REZENDE; COELHO, 2010) in discourses (FOUCAULT, 1972; PENNYCOOK,
2007; ROCHA, 2020) produced during exploratory conversations (NUNES, 2017)
with teachers of Primary Education regarding their queer performances in
pedagogical contexts. Pursuing the specific objectives of this research, I intend to
create understandings about evaluative discourses that highlight the emotions and
disputes of normative ideologies, besides analyzing the micropolitical character of
the emotions that arise in such conversations, some of which unfold in narratives
(BASTOS; BIAR, 2015) and life stories (LINDE, 1997). Queer must be
understood here as acting in a counter-hegemonic way (BUTLER, 1999;
CAMERON; KULICK, 2003; BORBA, 2015; BORBA, 2019; MOITA LOPES;
PINTO, 2020) and the different ways of manifesting gender, sexuality, and
affection in social spaces. Aligned with an autoethnographic methodology
(ELLIS; BOCHNER, 2000), I reflect and investigate both my life experiences in
relation to the theme of this dissertation, as well as bringing the voices of other
teachers who have recently entered the job market in order to better understand
our realities. Furthermore, since this research takes part in Queer Linguistics
(BORBA, 2019), it intends to question hegemonic and heteronormative
discourses, and follows the procedural logic of a qualitative-interpretive research
(DENZIN; LINCOLN, 2006). Data were analyzed from the observation of
evaluative lexicogrammatical instances and three different layers from the
narratives (BIAR et al, 2021): how the text is being constructed, how the
interaction takes place and what Discourses (GEE, 2001) are in action. For this
purpose, I divide the analysis into three topics: adolescence, the educational
institution and the relationship with the students. The results indicate different but
intersecting paths. It was possible to identify the emergence of mostly negative
evaluations concerning the behavior of others with the teachers who took part in
this research and predominantly positive evaluations when they spoke about
themselves. At the same time, I could observe emotions of a negative nature, such
as insecurity, fear and rejection, and of a positive nature, such as love, hope and
pride.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |