XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: WHY CONTINUE OUR ACADEMIC EDUCATION?: AN AUTOETHNOGRAPHIC JOURNEY IN SEARCH OF UNDERSTANDINGS FROM THE PERSPECTIVE OF EXPLORATORY PRACTICE Autor: THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
INES KAYON DE MILLER - ADVISOR
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 62695
Catalogação: 29/05/2023 Liberação: 29/05/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695
Resumo:
Título: WHY CONTINUE OUR ACADEMIC EDUCATION?: AN AUTOETHNOGRAPHIC JOURNEY IN SEARCH OF UNDERSTANDINGS FROM THE PERSPECTIVE OF EXPLORATORY PRACTICE Autor: THELMA CHRISTINA RIBEIRO CORTES
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 62695
Catalogação: 29/05/2023 Liberação: 29/05/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62695&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62695
Resumo:
Intrigued and curious to understand possible reasons that lead people to continue
their academic studies, the main purpose of this research is to understand, through
discourse, what motivations led three friends and I to continue our academic education,
enrolling in master s and doctorate programs. From the verbalization of our motivations,
I reflect critically on the way that identities and emotions shape our perceptions of
ourselves and the reasons that led us to continue our education. In order to do this, I turn
to an interdisciplinary theoretical framework, which includes: the contemporary
perspective of Applied Linguistics; Exploratory Practice; identities; narratives; emotions;
autoethnography and Appraisal System. This research is part of the qualitativeinterpretative paradigm, being closely related to Contemporary Applied Linguistics, to
the ethical-methodological perspective that characterizes Exploratory Practice and to
practitioner research. I analyse exploratory conversations, conceptualized as reflective
dynamic processes that generate new understandings about issues that emerge from life
in different contexts, including the academic one. From the analysis of these
conversations, I understood that, when we tell narratives, my friends and I co-construct
our identities as researchers and teachers through explicit linguistic manifestations of
positive and negative affects and judgments. These manifestations also occurred when we
addressed the relationships we had and still have with friends and family, with our
master s and doctoral advisors and with other professors throughout our education. These
findings make me reflect on the importance of the encouragement of family and friends,
as well as that of teachers and educators in students lives.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |