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Título: O USO DA WASI PARA AVALIAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Autor: RODRIGO GONZALEZ RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HELENICE CHARCHAT FICHMAN - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62685
Catalogação:  26/05/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62685@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62685@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62685

Resumo:
Estudos demonstram uma prevalência geral de transtornos mentais na fase infanto-juvenil que acarretam prejuízos significativos quanto ao funcionamento intelectual. Neste sentido, o objetivo desta Dissertação foi investigar o perfil intelectual de crianças com transtornos psiquiátricos e neurodesenvolvimento que se encontravam em acompanhamento médico no momento da avaliação. Assim, buscou-se analisar o Quociente de Inteligência (QI) destes pacientes à partir de grupos etários; além de avaliar a sensibilidade da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI) para auxílio diagnóstico de pacientes autistas. Verificou-se que o QI diminuiu com a idade, sendo impactado principalmente pelo funcionamento executivo (t=-2.91; p=.004); que o QI foi capaz de diferenciar pacientes autistas desta amostra quando comparado a um grupo controle (AUC=0.831); e que a WASI demonstra relevância para auxílio diagnóstico.

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