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Coleção Digital
Título: A IDÉIA DE HISTÓRIA EM KANT: UM PROJETO FILOSÓFICO PARA PENSAR O PRESENTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): AFFONSO CELSO THOMAZ PEREIRA
Colaborador(es): LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 6266
Catalogação: 11/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6266@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6266@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6266
Resumo:
Título: A IDÉIA DE HISTÓRIA EM KANT: UM PROJETO FILOSÓFICO PARA PENSAR O PRESENTE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): AFFONSO CELSO THOMAZ PEREIRA
Colaborador(es): LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - Orientador
Número do Conteúdo: 6266
Catalogação: 11/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6266@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6266@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6266
Resumo:
Kant nunca escreveu uma obra de História. Entretanto, é
justamente com
ele que a História torna-se um problema filosófico, ou
seja, ela é revestida de uma
dignidade própria e toma parte no sistema crítico. Ao
questionar as aporias do
conhecimento, Kant impõe novos critérios ao pensamento da
ação humana em
relação ao tempo, a possibilidade de conhecimento e ao
sujeito. A relação entre
passado-presente-futuro sofre um transtorno desde dentro,
concedendo à História
uma temporalidade própria em relação à religião e à
política. O conhecimento
sobre a História é realizado na mesma medida em que ela
pode ser experimentada
pelo sujeito, tornando-se seu próprio conhecimento. Em
Kant, a humanidade é
alçada a sujeito da História, o que reduz o campo de ação
do homem e amplia sua
responsabilidade. O debate acerca da natureza humana e
autonomia moral conduz
o sistema crítico por através dessa Idéia. Nesta dialética,
Kant estabelece um
horizonte formal ético que conduz a ação e o pensamento dos
homens em uma
tarefa infinita. Como razão crítica, é necessário que o
pensamento volte-se sempre
contra si próprio, tornando assim o presente o ponto de
partida e chegada para a
História.