XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DO SETOR DE ACESSÓRIOS DE COURO: UM ESTUDO DE CASO Autor: MARCELO DUFFLES MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6264
Catalogação: 11/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6264
Resumo:
Título: ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS DO SETOR DE ACESSÓRIOS DE COURO: UM ESTUDO DE CASO Autor: MARCELO DUFFLES MELLO
Nº do Conteudo: 6264
Catalogação: 11/04/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6264&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6264&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6264
Resumo:
Este trabalho apresenta resultados da análise de uma
empresa brasileira do
segmento de acessórios de couro que vem passando por
dificuldades nos últimos
anos. O estudo de caso explicita a estrutura de mercado do
segmento de artefatos
de couro, a história da empresa, sua cadeia produtiva,
canais de distribuição e
recursos internos. A estratégia da empresa é caracterizada
por meio da tipologia
de Mintzberg (1998) e analisada por meio dos modelos de
Porter (1980 e 1985),
Austin (1990), Macedo-Soares (2001) e Barney (2002). Os
resultados revelaram
que o meio ambiente no qual a empresa operava era hostil e
que ela não possuía
todas as forças necessárias para melhorar seu desempenho.
Esta análise permitiu a
avaliação do desempenho da empresa e a sugestão de mudanças
na estratégia da
empresa com o intuito de melhorar seu desempenho. Como
existe grande carência
de informações sobre o setor, o levantamento de dados
apresentado traz lições
significativas para os stakeholders envolvidos neste
mercado. Embora os
resultados não possam ser generalizados para todo o setor,
acredita-se que o
estudo deste caso, por ser de uma pequena empresa de
sucesso passando por
dificuldades, poderá trazer lições relevantes para outras
empresas. A empresa
analisada possuía em torno de 150 funcionários no período
analisado, embora no
passado a empresa tenha possuído entre 1 e 180. Como a
maioria das empresas
deste mercado possui menos de 200 funcionários este estudo
pode ser de grande
valia para empresas do mesmo setor ou para empresas que
estejam competindo
em indústrias fragmentadas onde nenhuma empresa tem
influência sobre mercado.
Descrição | Arquivo |
CAPA, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |