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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DESIGN EM PARCERIA COMO POSSIBILIDADE PARA UM DESIGN DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: MARIA LUCIA ESPANHOL
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JACKELINE LIMA FARBIARZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62555
Catalogação: 18/05/2023 Liberação: 22/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62555
Resumo:
Título: DESIGN EM PARCERIA COMO POSSIBILIDADE PARA UM DESIGN DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: MARIA LUCIA ESPANHOL
Nº do Conteudo: 62555
Catalogação: 18/05/2023 Liberação: 22/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62555&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62555
Resumo:
Essa pesquisa busca relacionar a abordagem Design em Parceria com o
cotidiano escolar da Educação Infantil e modos de incluir crianças com autismo. O
termo inclusão, que passou a ser difundido a partir da década de 90, tem como
princípio que todas tenham acesso à Educação, independentemente de sua
condição. A pesquisa qualitativa exploratória e interpretativa teve como técnicas de
coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, a observação em campo e a
dinâmica world café. A pesquisa sustenta que a abordagem Design em Parceria
pode ser aplicada no cotidiano escolar da Educação Infantil, por meio da
experimentação, dado o contexto que muitos professores nunca conviveram com
crianças com autismo e também estão aprendendo modos de relacionar, criando
uma cultura inclusiva. Com a parceria de atores que estão no chão da escola, que
estão presentes em todas as etapas do processo projetual, é possível criar
materialidades a partir dos interesses de crianças com autismo ou com dificuldades
de comunicação, potencializando suas formas de interação. A análise dos dados por
meio da sociolinguística interacional evidenciou que a interação, pilar da educação
infantil e uma das dificuldades de pessoas com autismo, é facilitada quando há
convergência do acolher, conhecer e experimentar. Conclui-se que ações
características do Design em Parceria podem ser replicadas por professores na
Educação Infantil, possibilitando um Design de Acolhimento pelo: conhecer - a
convivência e observação dos interesses de crianças com autismo; experimentar –
propor uma diversidade de materialidades, observando as ações e possíveis
potencialidades.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |