$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: ENSAIOS SOBRE O IMPACTO DE EVENTOS EXTREMOS EM CULTURA: O CASO DO JAPÃO
Autor: GUSTAVO RIBEIRO SOARES PINTO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  THIERRY ANDRE LOUIS VERDIER - Orientador
JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Co-Orientador

Nº do Conteudo: 62528
Catalogação:  15/05/2023 Idioma(s):  INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62528@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62528@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62528

Resumo:
Esta tese é composta por 3 capítulos em Economia do Desenvolvimento, relacionando desastres naturais e a qualidade do ambiente com engajamento político e capital social. No primeiro capítulo, mostramos que desastres naturais podem levar à punição de incumbentes. De forma interessante, tal punição é consequência da heterogeneidade na participação política. Em eleições locais, eleitores em regiões onde o incumbente era do partido no poder a nível nacional (DPJ) compareceram menos às urnas, enquanto eleitores em regiões onde o incumbente era do principal partido concorrente (LDP) compareceram mais. Como consequência, o partido no poder perdeu mais assentos. A potencial razão para a heterogeneidade observada está na decepção na população em relação ao DPJ. Ainda, é também mostrada a heterogeneidade em relação ao nível de capital social. Enquanto é mais associado à maior participação política, a maior resiliência potencialmente levou a uma diferença no padrão de votos. O segundo capítulo sugere um arcabouço teórico para conectar as literaturas empírica e teórica sobre a influência da qualidade e dos riscos ambientais na formação de comportamento cooperativo. Em linha com a literatura empírica, mostra que, a depender das relações entre o ambiente e um bem público e das crenças dos indivíduos sobre o comportamento cooperativo dos demais, quanto maior for a probabilidade de ocorrência de tempos ruins, maior será a propensão de indivíduos em uma comunidade de agirem coletivamente. Finalmente, o terceiro capítulo investiga os efeitos de desastres naturais na formação de capital social e em sua persistência no longo prazo. Se valendo se dados em terremotos passados no Japão, mostra que indivíduos vivendo em cidades rurais Japonesas que foram atingidas no passado exibem hoje em dia níveis mais altos de confiança e engajamento político.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui