XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: EDUCATION, DIALOGUE, RESPONSIBILITY: WHAT DO ADULTS AND CHILDREN TELL ABOUT COMMUNITY LIFE? Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 62380
Catalogação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62380
Resumo:
Título: EDUCATION, DIALOGUE, RESPONSIBILITY: WHAT DO ADULTS AND CHILDREN TELL ABOUT COMMUNITY LIFE? Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Nº do Conteudo: 62380
Catalogação: 25/04/2023 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62380
Resumo:
Education, dialogue, responsibility: what do adults and children tell about
community life? sought to know stories, narratives, practices and interactions of
adults and children who participate in schools that have community education in
their proposals, to reflect on the questions: What is, for them/them, community
life?; What do they understand about the concept of community?; How are
relationships established in this context?; What do they tell about their
interactions?; Are the narratives of participants from these different institutions
similar? The research was carried out in two private schools in the city of Rio de
Janeiro: Escola da Luz and Escola da Ciranda 3. Both schools have community
education in their proposal. 12 adults were interviewed, professionals from the
institutions - teachers, coordinators and directors - and family members who are
active of the Parent Boards/Committe of the schools 4. The children, students of
these schools, also told what they understood about the word community in four
workshops, two in each school, with the 1st and 4th grade classes of Elementary
School I. The narratives of adults and children and the look at their practices
enabled the perception and understanding of community life for these subjects.
Martin Buber is the author of reference for the thesis with his discussion on the
differences between community and collectivity/society, the debate regarding an
education for the community, dialogic relationship and genuine exchange with the
other. Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin and some authors of the Sociology of
Childhood were relevant for the construction of theoretical-methodological
strategies and the constitution of the researcher s perspective. Narrative,
experience and the child s unveiling gaze were important concepts coming from
Benjamin; the theoretical contributions in the field of research in human sciences,
in addition to his perspective of language and dialogic utterance, were important productions by Bakhtin for the elaboration of the thesis; and also from some
authors of the Sociology of childhood, research with children was a much debated
topic. From the field with the adults, the categories emerged: availability for the
community, the community listens, the challenges of community life, the
disagreements and differences within these institutions, the desire for change and
community, and to existing ambiguities. The community as a space for being
together with the other and the differences existing in these groups were narratives
shared by the children in the workshops, in addition to the communion and love
present in these spaces, and the sense of belonging.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |