$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC | MARC |



Título: EDUCAÇÃO, DIÁLOGO, RESPONSABILIDADE: O QUE CONTAM ADULTOS E CRIANÇAS SOBRE A VIDA EM COMUNIDADE?
Autor: JULIA BAUMANN CAMPOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62380
Catalogação:  25/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62380@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62380

Resumo:
Educação, diálogo, responsabilidade: o que contam adultos e crianças sobre a vida em comunidade? buscou conhecer histórias, narrativas, práticas e interações de adultos e crianças que participam de escolas que têm em suas propostas a educação em comunidade, para refletir acerca das questões: O que é, para elas/eles, a vida em comunidade?; O que compreendem sobre o conceito de comunidade?; Como se estabelecem as relações nesse contexto?; O que contam sobre suas interações?; Os relatos dos sujeitos da pesquisa dessas diferentes instituições se aproximam? A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares, na cidade do Rio de Janeiro: Escola da Luz e Escola da Ciranda1. As duas escolas têm em sua proposta a educação em comunidade. Foram entrevistados 12 adultos, entre elas/eles profissionais das instituições - professoras, coordenadoras e diretores - além de familiares que são membros ativos na Diretoria/Comissão de Pais 2 das escolas. As crianças, estudantes destas escolas, também contaram o que entendem sobre a palavra comunidade em quatro oficinas, duas em cada escola, com as turmas de primeiro e quarto anos do Ensino Fundamental I. As narrativas dos adultos e crianças e o olhar para suas práticas possibilitaram a percepção e entendimento acerca da vida em comunidade para esses sujeitos. Martin Buber é autor de referência para a tese com sua discussão sobre as diferenças entre comunidade e coletividade/sociedade, o debate a respeito de uma educação para a comunidade, relação dialógica e troca genuína com o outro. Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e alguns autores da Sociologia da Infância foram relevantes para a construção das estratégias teórico-metodológicas e a constituição do olhar de pesquisadora. Narrativa, experiência e o olhar de desvelamento da criança foram conceitos importantes vindos de Benjamin; as contribuições teóricas no campo da pesquisa em ciências humanas, além de sua perspectiva da linguagem e enunciado dialógico foram produções importantes de Bakhtin para a elaboração da tese; e também a partir de alguns autores da Sociologia da infância, a pesquisa com crianças foi tema muito debatido. A partir do campo com os adultos emergiram as categorias: disponibilidade para a comunidade, a comunidade tem escuta, os desafios da vida em comunidade, os desencontros e diferenças dentro dessas instituições, o desejo de mudança e comunidade, além das ambiguidades existentes. A comunidade enquanto espaço de estar junto do outro e as diferenças existentes nestes grupos foram narrativas partilhadas pelas crianças nas oficinas, além da comunhão e amorosidade presentes nestes espaços, e o sentido de pertencimento.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui