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Coleção Digital
Título: EÇA DE QUEIRÓS NOS TEMPOS DE SALAZAR: FICÇÃO E FASCISMO EM UMA CELEBRAÇÃO LITERÁRIA Autor: BRENO CESAR DE OLIVEIRA GOES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
IZABEL MARGATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62350
Catalogação: 24/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62350@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62350@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62350
Resumo:
Título: EÇA DE QUEIRÓS NOS TEMPOS DE SALAZAR: FICÇÃO E FASCISMO EM UMA CELEBRAÇÃO LITERÁRIA Autor: BRENO CESAR DE OLIVEIRA GOES
Nº do Conteudo: 62350
Catalogação: 24/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62350@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62350@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62350
Resumo:
Esta tese analisa as celebrações do primeiro centenário de nascimento do
escritor português Eça de Queirós (1845 - 1900) realizadas em 1945, em Portugal,
durante a ditadura fascista de António de Oliveira Salazar. Na medida em que a
obra de Eça é entendida nesta tese como uma obra ficcional especificamente
pensada para produzir impactos na esfera pública, a celebração do centenário
passa a ser um caso de estudo a respeito das relações entre ficção e esfera pública,
especificamente no momento em que a segunda encontra-se suprimida ou
interditada. Analisa-se de que modo o departamento de propaganda do Estado
Novo salazarista procurou se apropriar da figura de Eça de Queirós, e os
problemas que enfrentou ao tentar realizar esse intento. Analisa-se também de que
forma a oposição antissalazarista aproveitou-se do centenário para trasnformar a
obra de Eça de Queirós em um instrumento de resistência específico, a saber: uma
esfera pública alternativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |