$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: ENTRE MARGENS, ÁGUAS E REJEITOS: OS EFEITOS SOCIOAMBIENTAIS DO DESASTRE DA SAMARCO PARA OS ILHEIROS DO RIO DOCE
Autor: FILIPE FERNANDES DE SOUSA
DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 62282
Catalogação:  19/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62282@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62282@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.62282

Resumo:
Em 2015 ocorreu um dos maiores desastres socioambientais do mundo, ocasionado pelo rompimento da barragem da Samarco, no município de Mariana-MG. Este trabalho analisa os efeitos socioambientais ocasionados para os ilheiros após a chegada da lama de rejeitos em seu território, no município de Galiléia, Minas gerais. Os resultados evidenciam ruptura abrupta na rotina, no trabalho e nas formas de apropriação material e simbólica do território, conformando importante processo de desterritorialização. Esse processo se desdobra em efeitos socioeconômicos que promovem mudanças sociais, a partir do estabelecimento de novas atividades econômicas para fins de reprodução da vida no território.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui