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Título: DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA: HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA
Autor: MARIANA MENEZES NEUMANN
IRENE RIZZINI
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 62278
Catalogação:  19/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.62278

Resumo:
Neste artigo3 propomos uma reflexão sobre decolonialidade a partir da correlação entre infância e natureza. A argumentação e o percurso teórico-metodológico incluíram a revisão de conceitos, conteúdos e práticas educacionais adotadas junto às crianças, e identificadas como heranças de epistemologias coloniais. O texto analisa sobre experiências que reforçam o silenciamento das contribuições dos povos originários e dos saberes e experiências infantis e ressalta a importância de incorporar vivências e percepções sobre o mundo natural que fomentem relações de reciprocidade, em detrimento de relações baseadas no uso e consumo indiscriminados dos recursos naturais. Por fim, a argumentação é consubstanciada em estudos e experiências que ilustram metodologias alternativas às proposições hegemônicas colonialistas, que tendem a reforçar a desconexão entre os conhecimentos científico e tradicional.

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