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Coleção Digital
Título: DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA: HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA Autor: MARIANA MENEZES NEUMANN
IRENE RIZZINI
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 62278
Catalogação: 19/04/2023 Liberação: 02/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.62278
Resumo:
Título: DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA: HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA Autor: MARIANA MENEZES NEUMANN
Nº do Conteudo: 62278
Catalogação: 19/04/2023 Liberação: 02/05/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62278@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.62278
Resumo:
Neste artigo3 propomos uma reflexão sobre decolonialidade a partir da correlação entre
infância e natureza. A argumentação e o percurso teórico-metodológico incluíram a
revisão de conceitos, conteúdos e práticas educacionais adotadas junto às crianças, e
identificadas como heranças de epistemologias coloniais. O texto analisa sobre experiências
que reforçam o silenciamento das contribuições dos povos originários e dos
saberes e experiências infantis e ressalta a importância de incorporar vivências e percepções
sobre o mundo natural que fomentem relações de reciprocidade, em detrimento
de relações baseadas no uso e consumo indiscriminados dos recursos naturais.
Por fim, a argumentação é consubstanciada em estudos e experiências que ilustram
metodologias alternativas às proposições hegemônicas colonialistas, que tendem a
reforçar a desconexão entre os conhecimentos científico e tradicional.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |