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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A RELAÇÃO DA NOMOFOBIA COM AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Autor: DEBORA VIEIRA MACHADO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ZENA WINONA EISENBERG - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62214
Catalogação: 17/04/2023 Liberação: 17/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62214@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62214@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62214
Resumo:
Título: A RELAÇÃO DA NOMOFOBIA COM AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Autor: DEBORA VIEIRA MACHADO
Nº do Conteudo: 62214
Catalogação: 17/04/2023 Liberação: 17/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62214@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62214@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62214
Resumo:
Levando em consideração as modificações causadas pelas tecnologias
digitais nos processos de ensino-aprendizagem, esta dissertação tem como
objetivo investigar se há relação do transtorno da nomofobia com as estratégias de
aprendizagem e a crença de autoeficácia no processo de aprendizagem de
estudantes universitários. Como principais referenciais teóricos, temos: King,
Nardi, Cardoso, Yildirim e Correia para fundamentar a teoria da Nomofobia. Para
falar de estratégias de aprendizagem e crenças de autoeficácia, partimos de uma
perspectiva sociocognitiva, mais especificamente, da Teoria Social Cognitiva de
Albert Bandura e de autores que a usam como referência como base teórica
(Zimmerman, Polydoro e Boruchovitch). Esta investigação utilizou método misto
e a produção dos dados foi feita em dois estudos. No primeiro estudo enviamos
um formulário on-line com uma ficha de caracterização, a Escala de Autoeficácia
na Formação Superior, o fator 1 da Escala de Estratégias de Aprendizagem para
estudantes universitários e o questionário Nomophobia Questionnaire em sua
versão adaptada. Participaram do primeiro estudo 257 universitários. Para o
segundo estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com
cinco estudantes selecionados da base da primeira fase. Os resultados apontam
para uma correlação positiva entre a incapacidade de comunicação e a
autoeficácia em ações e na formação superior e o escore total da Escala de
Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). Houve também correlação negativa
entre todos os fatores de autoeficácia e o escore total do questionário de
nomofobia com a dimensão de estratégias de autorregulação cognitivas e
metacognitivas da Escala de Estratégias de Aprendizagem. Os dados produzidos
podem contribuir para a compreensão da relação das tecnologias digitais com o
processo de aprendizagem. Do mesmo modo, auxiliam no entendimento sobre a
percepção que os estudantes têm sobre a sua capacidade de executar tarefas
acadêmicas fazendo uso dessas tecnologias e como as empregam nas estratégias
cognitivas e metacognitivas. Consideramos que, de modo geral, esta pesquisa
pode contribuir para a conscientização dos efeitos negativos do uso dependente do
celular e contribuir para que os estudantes desenvolvam estratégias de
aprendizagem autorreguladas. Nesse sentido, acreditamos que o desenvolvimento
da autorregulação e o uso das estratégias de aprendizagem autorreguladas, bem
como, o incentivo do uso consciente das tecnologias digitais, podem contribuir
para a prevenção do efeito deletério dos comportamentos nomofóbicos no
processo de aprendizagem.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |