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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: METODOLOGIAS DE MONETIZAÇÃO E RETENÇÃO EM JOGOS IDLE PARA A PLATAFORMA MOBILE Autor: PEDRO SANTOS AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JORGE BRANTES FERREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62190
Catalogação: 13/04/2023 Liberação: 13/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62190
Resumo:
Título: METODOLOGIAS DE MONETIZAÇÃO E RETENÇÃO EM JOGOS IDLE PARA A PLATAFORMA MOBILE Autor: PEDRO SANTOS AZEVEDO
Nº do Conteudo: 62190
Catalogação: 13/04/2023 Liberação: 13/04/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62190&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62190
Resumo:
O cenário atual mostra um crescente avanço dos jogos voltados para a plataforma
mobile. As barreiras quase inexistentes de entrada por parte dos jogadores e desenvolvedores
e a facilidade de se ter a plataforma em qualquer momento do dia, fazem com que o celular
seja um excelente veículo para um jogo moderno. Com mecânicas relacionadas ao tempo,
onde o jogador deve esperar para que suas ações tenham resultado, os jogos dos gênero IDLE
se mostram promissores para os jogadores da plataforma mobile que não podem utilizá-los
por um longo período de tempo como outros gêneros exigem. Com isso, o estudo tem por
objetivo analisar as práticas de monetização e retenção do usuário utilizadas pelos jogos de
sucesso do gênero IDLE com o objetivo de encontrar se existe um ponto comum entre eles a
fim de ajudar futuros desenvolvedores e contribuir para um literatura formal sobre este
assunto recente. Com o estudo foi possível identificar a existência de uma maturidade das
práticas de monetização que se mostraram mais consistentes entre os jogos estudados, com
lojas virtuais presentes em todos os jogos analisados e o uso de anúncios presentes em quatro
dos cinco jogos em análise. Quanto às práticas de retenção, a análise dos casos estudados
mostraram que não existe uma estratégia dominante, cabendo aos desenvolvedores se
utilizarem das práticas que melhor se encaixam com as mecânicas principais do jogo e seu
público.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |