$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O PATROCÍNIO NO FUTEBOL FEMININO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A JOGADORA MARTA
Autor: JULIA CORDEIRO DE VASCONCELLOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  ANDRE LACOMBE PENNA DA ROCHA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62181
Catalogação:  13/04/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62181@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62181

Resumo:
O trabalho buscou explicações para o fato de atletas do futebol feminino, aqui em especial a jogadora Marta, receber menos atenção e recursos de patrocinadores em comparação à atletas da modalidade masculina. Pretendeu-se encontrar argumentos que auxiliem no aumento da valorização desta atleta pelas marcas patrocinadoras em particular, eleita pela FIFA seis vezes como a melhor do mundo, mas ainda recebendo recursos muito aquém de outros atletas de seu nível, na modalidade masculina. Foi realizada uma pesquisa de campo (survey) para levantar dados sobre percepções do público a respeito de variáveis definidas como ideais para um(a) endossante de marcas, conforme o modelo TEARS, proposto por Shimp. Os dados confrontaram percepções sobre dois dos maiores fenômenos do futebol mundial: Marta e Neymar Jr., a fim de avaliar os pontos fortes e fracos de cada um como endossantes de uma hipotética marca esportiva. Os dados coletados foram analisados por meio de estatística descritiva e revelaram a jogadora Marta com melhor avaliação do que Neymar Jr. Como perfil endossante, a despeito da discrepância de valores recebidos entre esses dois atletas. Uma possível explicação para os valores consideravelmente maiores pagos ao jogador Neymar está relacionada à variável visibilidade, muito mais marcante neste atleta, em relação à Marta, assim como da modalidade da qual faz parte: o futebol masculino no âmbito internacional.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui