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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PEDAGOGIA OUTRA A PARTIR DOS FUTEBÓIS? Autor: FELIPE GUARACIABA FORMOSO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62090
Catalogação: 28/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62090
Resumo:
Título: INTERCULTURALIDADE, DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PEDAGOGIA OUTRA A PARTIR DOS FUTEBÓIS? Autor: FELIPE GUARACIABA FORMOSO
Nº do Conteudo: 62090
Catalogação: 28/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@1
Referência [es]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62090@4
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62090
Resumo:
Esta pesquisa de doutorado discute o campo pedagógico da Educação Física
a partir do futebol, tensionando também as epistemologias da educação como um
todo. No âmago do seu referencial teórico, abarca a perspectiva
intercultural/decolonial. No trabalho é realizada uma metodologia pluriversal que
conta, desde o referencial teórico, com pensadores/as subalternos/as, e a
interseccionalidade é utilizada para a análise dos conteúdos. O objetivo da tese foi,
por meio de uma coprodução que envolveu uma universidade e movimentos sociais
do esporte, desestabilizar as epistemologias, metodologias e pedagogias do campo
educacional, assim como sugerir alternativas potentes para a Educação Física e o
ensino do futebol na formação docente. O fenômeno futebol foi um instrumento
adotado para acessarmos agentes transgressores/as que pudessem problematizar a
modernidade/colonialidade a partir da proposição de pedagogias decoloniais para
seu enfrentamento. Os resultados nos permitem identificar possibilidades de
desvelar a colonialidade por meio de pesquisas e práticas no campo da educação
formal e não formal. A cultura corporal e seus diferentes futebóis são espaços
fecundos para essa iniciativa.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |