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Título: CONCEITOS DE ANTROPOLOGIA INTEGRAL NA IGREJA CONFESSANTE: UMA ANÁLISE DA DECLARAÇÃO DE BARMEN EM DIÁLOGO COM A OBRA DE ALFONSO GARCIA RUBIO
Autor: CARLOS ANDRE MARIANO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIA PEDROSA-PADUA (LUCIA PEDROSA-PADUA) - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62064
Catalogação:  23/03/2023 Liberação: 23/03/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62064@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62064@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62064

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer os elementos característicos do conceito de antropologia integradora, notadamente nas obras do professor Alfonso Garcia Rubio e que podem ser percebidos nos documentos da igreja confessante alemã, especificamente na declaração de Barmen. Tal documento é produzido sob o contexto do governo nazista na Alemanha do início do século XX. A ideologia do partido nazista é decorrente de uma leitura antropológica, que influenciou não apenas os teólogos de sua época, como toda a nação. Ao avaliar o movimento de resistência, percebemos que sua vivaz resistência, mesmo diante do martírio, deixou como legado uma valiosa declaração doutrinária redigida no sínodo de Barmen e que combatia, antropológica, bíblica e teologicamente o Nacional-socialismo. Tais elementos são presentes na obra do professor Alfonso Garcia Rubio, cuja antropologia teológica guarda pontos de convergência, a igualdade entre os seres humanos, a integração de cada pessoa humana com seu semelhante e por fim com a criação, nos possibilitando uma superação da proposta antropológica do darwinismo social e que é reiterada nos movimentos e afeições totalitaristas do presente tempo. No atual contexto brasileiro, os modelos de desumanização, como a aporofobia, o racismo, o discurso de elitismo e de oposição e polarização precisam ser superados e a antropologia integradora é um dos caminhos. Conclui-se que a herança da declaração de Barmen somada à produção antropológica-teológica de García Rubio, contribuem para a consolidação de uma antropologia de integração.

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