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Título: CONSTRUÇÕES DO EU E DO OUTRO: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO NO CONTEXTO DA FAMÍLIA
Autor: RAFAELA BUSSADE DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62004
Catalogação:  20/03/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62004

Resumo:
O estudo investiga experiências com o transtorno do espectro do autismo (TEA), em entrevistas com um jovem autista, sua mãe, o pai e a irmã, junto à pesquisadora-fonoaudióloga. Há revisão da literatura sobre o paradigma médico convencional e da neurodiversidade, além do autismo no contexto da família. O posicionamento teórico e analítico envolve dois eixos principais, a ordem da interação, com os conceitos de coconstrução, alteridade e estigmatização; a ordem da narrativa, com abordagem de narrativa canônica laboviana, pequenas narrativas e posicionamento. A abordagem metodológica é qualitativa e interpretativista, com entrevistas de pesquisa. Os resultados analíticos indicam a realização de narrativas por parte dos entrevistados, com utilização, em grande maioria, de narrativas não canônicas. O posicionamento de nível 1, 2 e 3 destacam-se como relevantes com cada participante. Do ponto de vista do autista, há inteligibilidades sobre normalidade e anormalidade com emergência de estigma e indicação da necessidade de inclusão social das pessoas autistas/neurodivergentes. Quanto aos membros da família, há diferenciações: a mãe se mostra como cuidadora do filho autista, após a aposentadoria; o pai se revela conhecedor do processo de diagnóstico do filho autista, a quem faz atribuições sempre positivas e a irmã se revela atuante em experiências profissionais com os direitos das pessoas autistas. A pesquisa busca contribuir com e para estudos sobre as percepções e construções da família sobre o TEA, a neurodiversidade, a inclusão social. Ressalta a importância da fala-em-interação em entrevista de pesquisa como forma de propiciar reflexão, ação e mudança.

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