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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: CONSTRUÇÕES DO EU E DO OUTRO: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO NO CONTEXTO DA FAMÍLIA Autor: RAFAELA BUSSADE DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA DAS GRACAS DIAS PEREIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 62004
Catalogação: 20/03/2023 Liberação: 20/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62004
Resumo:
Título: CONSTRUÇÕES DO EU E DO OUTRO: MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O AUTISMO NO CONTEXTO DA FAMÍLIA Autor: RAFAELA BUSSADE DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 62004
Catalogação: 20/03/2023 Liberação: 20/03/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=62004&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62004
Resumo:
O estudo investiga experiências com o transtorno do espectro do autismo
(TEA), em entrevistas com um jovem autista, sua mãe, o pai e a irmã, junto à pesquisadora-fonoaudióloga. Há revisão da literatura sobre o paradigma médico convencional e da neurodiversidade, além do autismo no contexto da família. O posicionamento teórico e analítico envolve dois eixos principais, a ordem da
interação, com os conceitos de coconstrução, alteridade e estigmatização; a ordem da narrativa, com abordagem de narrativa canônica laboviana, pequenas narrativas e posicionamento. A abordagem metodológica é qualitativa e
interpretativista, com entrevistas de pesquisa. Os resultados analíticos indicam a realização de narrativas por parte dos entrevistados, com utilização, em grande maioria, de narrativas não canônicas. O posicionamento de nível 1, 2 e 3 destacam-se como relevantes com cada participante. Do ponto de vista do autista, há inteligibilidades sobre normalidade e anormalidade com emergência de
estigma e indicação da necessidade de inclusão social das pessoas autistas/neurodivergentes. Quanto aos membros da família, há diferenciações: a
mãe se mostra como cuidadora do filho autista, após a aposentadoria; o pai se
revela conhecedor do processo de diagnóstico do filho autista, a quem faz atribuições sempre positivas e a irmã se revela atuante em experiências profissionais com os direitos das pessoas autistas. A pesquisa busca contribuir com e para estudos sobre as percepções e construções da família sobre o TEA,
a neurodiversidade, a inclusão social. Ressalta a importância da fala-em-interação
em entrevista de pesquisa como forma de propiciar reflexão, ação e mudança.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |