$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: O PAPEL DAS INTERFACES DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA EM PLATAFORMAS PEER-TO-PEER
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VITOR AMORIM

Colaborador(es):  MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador
Número do Conteúdo: 61867
Catalogação:  23/02/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61867@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61867

Resumo:
Com o avanço tecnológico diversas empresas adotaram um modelo de negócio focado na descentralização da oferta. As empresas criam ambientes que aproximam e conectam pessoas com interesses em comum (oferta e a demanda). Neste contexto, a empresa passa a ser a viabilizadora de redes autossuficientes, permitindo que os seus usuários comprem e contratem produtos e serviços diretamente uns dos outros. Os participantes destas redes estão constantemente se relacionando com estranhos através de interfaces digitais e, neste cenário, é fundamental que as plataformas consigam auxiliar na construção da confiança entre os envolvidos. Diversos mecanismos são utilizados pelas plataformas para intermediar as conexões e oferecem aos compradores maneiras viáveis de avaliar os riscos e as condições existentes para se decidir avançar com uma negociação. Este trabalho investigou a eficiência dos mecanismos utilizados pelas plataformas e como os compradores se comportam durante o processo de construção de confiança. Para isso, este trabalho pesquisou a bibliografia existente sobre o tema e aplicou uma série de técnicas de pesquisa para avaliação e discussão com usuários sobre estes mecanismos, avaliando seus efeitos e sua efetividade em estimular a confiança. Pode-se concluir que as interfaces são meios eficientes para auxiliar o comprador na análise de confiabilidade do vendedor e na avaliação de risco de uma compra, mas não são totalmente suficientes para estimular a concretização de uma negociação se não existirem garantias externas do provedor de que a negociação será bem sucedida. Com isso, o campo do design ganha um conjunto teórico sobre os resultados e efeitos da aplicação destes mecanismos, auxiliando na tomada de decisão sobre quais podem ser utilizados para surtir o efeito desejado nos usuários.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui