XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: O CINEMA YIDDISH NA EUROPA CENTRAL E LESTE: UM PASSAPORTE DESENTERRADO QUE RESISTE E REMONTA O IMAGINÁRIO DA CULTURA YIDDISH Autor: MARCIA ANTABI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ANDREA FRANCA MARTINS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 61840
Catalogação: 06/02/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61840
Resumo:
Título: O CINEMA YIDDISH NA EUROPA CENTRAL E LESTE: UM PASSAPORTE DESENTERRADO QUE RESISTE E REMONTA O IMAGINÁRIO DA CULTURA YIDDISH Autor: MARCIA ANTABI
Nº do Conteudo: 61840
Catalogação: 06/02/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61840@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.61840
Resumo:
O cinema yiddish é brevemente mencionado na bibliografia sobre a história
mundial do cinema. A partir da lacuna, a corrente pesquisa, realizada no contexto
desta tese de doutorado, apresenta o cenário do surgimento do cinema falado em
yiddish, proveniente do teatro yiddish, com o objetivo de incluir esta prática cultural
e artistica no campo dos estudos históricos do cinema. O argumento é que o gesto
de desenterramento do cinema yiddish, como parte do revigoramento
contemporâneo da cultura yiddish, funciona como um passe para a transmissão e a
resistência ao seu total apagamento. O cinema-passaporte atravessa diversas
temporalidades e permite uma imersão na cultura, através da pesquisa nos arquivos
de imagens do cotidiano das comunidades judaicas na Polônia no entreguerras. Para
sustentar a questão da ausência do cinema yiddish na biografia da história mundial
do cinema, são investigados quatro filmes: Mir Kumen On (Estamos Chegando,
Aleksander Ford, 1936), Yidl mitn Fidl (Yidl e o Violino, Joseph Green e Jan
Nowina-Przybylski, 1936), Der Dibuk (O Dibuk, Michał Waszyński, 1937) e Um
dia em Varsóvia (A Day in Warsaw, Saul e Yitzhak Goskind, 1939). Além das
narrativas, o objetivo é mostrar a história dos filmes e de seus diretores com o
propósito, sempre necessário, de transmitir a importância da preservação da
memória da cultura yiddish através do cinema, bem como dos fragmentos de filmes
que sobreviveram ao genocídio da Shoah e dos aspectos centrais que emergem a
partir das narrativas.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |