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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NO MERCADO BRASILEIRO DE TELEFONIA MÓVEL: ESTUDO DE CASO DA OI Autor: ROBERTA FRANCO TERZIANI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
HELENE BERTRAND - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 6163
Catalogação: 28/03/2005 Liberação: 28/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6163&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6163&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6163
Resumo:
Título: ESTRATÉGIAS DE ENTRADA NO MERCADO BRASILEIRO DE TELEFONIA MÓVEL: ESTUDO DE CASO DA OI Autor: ROBERTA FRANCO TERZIANI
Nº do Conteudo: 6163
Catalogação: 28/03/2005 Liberação: 28/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6163&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6163&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6163
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo analisar as estratégias
de marketing
implementadas pela Oi, a terceira entrante no mercado
brasileiro de telefonia móvel,
desde o seu pré-lançamento comercial até junho de 2004
para identificar os aspectos
que tiveram influência nos resultados alcançados na
penetração do mercado da telefonia
móvel. Apesar da forte retração da atividade econômica
observada no Brasil nos últimos
anos, particularmente de 2002 a meados de 2004, a planta
de telefonia móvel registrou
significativa expansão, superando à da telefonia fixa (em
2003) e chegando a 59,7
milhões de linhas em outubro de 2004. O desempenho
operacional da Oi nos 12
primeiros meses de atuação tornou-se um caso de sucesso,
reconhecido por analistas
americanos e europeus, tendo conseguido em apenas 24 meses
de operações cerca de
21% do market share na sua região de atuação. Baseados no
tratamento dos dados e
informações coletadas através das entrevistas realizadas
com os dirigentes, e da
investigação documental dos relatórios da própria empresa
e da Telemar, sua
controladora, e de pesquisas externas, em publicações,
estudos, relatórios e web sites;
verificou-se que grande parte desse sucesso deveu-se
principalmente às estratégias de
marca, de inovação, do processo de distribuição, e a
figura do pré-pago.