As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RAQUEL GONCALVES SALGADO
Colaborador(es): SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 6155
Catalogação: 23/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155
Resumo:
Título: SER CRIANÇA E HERÓI NO JOGO E NA VIDA: A INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, O BRINCAR E OS DESENHOS ANIMADOS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): RAQUEL GONCALVES SALGADO
Colaborador(es): SOLANGE JOBIM E SOUZA - Orientador
Número do Conteúdo: 6155
Catalogação: 23/03/2005 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6155@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6155
Resumo:
Compreender identidades e valores construídos pelas
crianças, em suas
brincadeiras e jogos, a partir das interfaces com os
desenhos animados
contemporâneos é o principal objetivo deste trabalho.
Tomando como eixos de
análise a representação da criança como protagonista e
herói e a configuração de
novas fronteiras entre os mundos infantil e adulto nesses
textos midiáticos,
pretende-se discutir os modos como crianças e adultos
definem e negociam papéis
e lugares sociais na cultura contemporânea. A busca por
competências, saberes e
informações para a inserção em uma cultura lúdica, que se
configura em rede e é
atravessada por narrativas de diversos suportes midiáticos,
apresenta-se como um
outro aspecto relevante nas experiências cotidianas da
infância contemporânea e,
por isso, consiste, também, em um dos focos de análise. Os
conceitos de
dialogismo e alteridade, de Mikhail Bakhtin, são centrais
por permitirem, de um
lado, compreender as relações entre a experiência subjetiva
e os discursos
midiáticos e, de outro, construir uma perspectiva
metodológica voltada à
construção de conhecimentos e experiências por parte de
crianças e adultos no
próprio processo de pesquisa.