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Título: EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS QUILOMBOLAS
Autor: FANY SERAFIM NASCIMENTO
OLINDINA CIRILO NASCIMENTO SERAFIM
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61546
Catalogação:  14/12/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61546@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61546@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61546

Resumo:
A oferta do ensino remoto emergencial, implantado por órgãos públicos diante do contexto adverso da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem sido um grande desafio para a educação escolar nos territórios quilombolas. São barreiras de muitas ordens enfrentadas por professoras/es, estudantes e as famílias quilombolas nesses contextos, antes que se possa garantir uma educação de qualidade. Nosso objetivo é analisar a prática da educação escolar quilombola nos territórios diante de experiências vivenciadas na pandemia. Com base na análise de entrevistas realizadas com professoras que atuam nas escolas quilombolas e professoras quilombolas que atuam em escolas próximas das escolas pesquisadas, procuramos respostas para algumas indagações: como professores têm realizado o planejamento pedagógico no contexto pandêmico e como têm acompanhado a execução das atividades pedagógicas pelas famílias; como tem sido a prática docente, o acesso a equipamento e a internet pelos professores e pelos alunos durante o ensino remoto.

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