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Título: A DESOLADORA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS PRETOS ANTES, DURANTE E APÓS A COVID-19 EM SOCIEDADES LEGADAS DA ESCRAVIDÃO AFRICANA NOS ANTIGOS IMPÉRIOS DA EUROPA: REMÉDIOS REALISTAS CAUTELOSOS
Autor: JOHN STANFIELD II
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61534
Catalogação:  13/12/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61534@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61534@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.DDCIS.61534

Resumo:
Este artigo oferece uma perspectiva testemunhal sobre as chamadas Sociedades Legadas da Escravidão Africana e dos Antigos Impérios da Europa, com base em experiências vivenciadas nos Estados Unidos, no Brasil, na África do Sul e nas Ilhas Maurício durante a pandemia da Covid-19. O autor destaca desafios das abordagens neoliberais que aliam políticas públicas a iniciativas privadas como soluções paliativas que terminam por reforçar desigualdades previamente existentes em todos os campos sociais. Construções históricas moldam comportamentos de ceticismo e desconfiança de certas camadas da população em relação a políticas públicas de educação e saúde, já que, no passado, essas foram usadas como estratégias que reforçavam segregação e discriminação. Contudo, não considerar as particularidades das políticas públicas que devem ser destinadas ao público não branco também significa ignorar suas prerrogativas derivadas de situações específicas vividas e não universais. O autor finaliza sugerindo remédios para o enfrentamento desses desafios no sentido de promover justiça às populações legadas da escravidão africana.

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