$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MASCULINIDADES EN EL CARNAVAL
Autor: DIEGO ALSINA MACHADO
VIVIANE TEIXEIRA SILVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61468
Catalogação:  05/12/2022 Liberação: 03/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo:  TEXT Subtipo:  PAPER
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61468

Resumo:
Pensar, analizar y reconstruir los modos de la denominada masculinidad dominante, en espacios como el Carnaval, requiere de un ejercicio reflexivo. Espacio reconocido como primordialmente masculino, con ciertas características, particularidades, formas de actuar, de vivir y pensar las relaciones; como aspectos de una identidad hegemónica, con sus permisos y prohibiciones. Indagar sobre las diversas identidades permite problematizar sobre los privilegios que se desprenden de la performatividad de una masculinidad dominante. En este trabajo me pregunto sobre esta supuesta masculinidad dominante en el Carnaval uruguayo a partir del perfil de Instagram Varones Carnaval, a raíz de las denuncias sobre situaciones de violencia basada en género en ámbitos de carnaval. Además, recojo datos del trabajo de campo etnográfico de mi tesis de Maestría orientada al análisis de los procesos de construcción de identidades de los individuos que forman parte de un club de fútbol de San Carlos, Uruguay con relación a las prácticas de fútbol y murga. De esta manera comienzo presentando el perfil de la red social y problematizando una supuesta cultura del aguante, luego reflexiono a partir del carácter performativo de las masculinidades y lo que conllevan estos procesos, y por último una reflexión sobre el carácter hegemónico de estas masculinidades.

Descrição Arquivo
EN SU TOTALIDAD  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui