$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: MASCULINIDADES NO CARNAVAL
Autor: DIEGO ALSINA MACHADO
VIVIANE TEIXEIRA SILVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61468
Catalogação:  05/12/2022 Liberação: 03/01/2023 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61468

Resumo:
Pensar, analisar e reconstruir os modos da chamada masculinidade dominante em espaços como o Carnaval requer um exercício de reflexão. Um espaço reconhecido como primariamente masculino, com certas características, particularidades, formas de agir, viver e pensar as relações, como aspectos de uma identidade hegemônica, com suas permissões e proibições. A investigação das diversas identidades nos permite problematizar os privilégios que surgem da performatividade de uma masculinidade dominante. Neste artigo me pergunto sobre essa suposta masculinidade dominante no Carnaval uruguaio, baseada no perfil do Instagram Varones Carnaval, como resultado de relatos de situações de violência de gênero em ambientes carnavalescos. Também recolho dados do trabalho de campo etnográfico de minha tese de mestrado orientada para a análise dos processos de construção de identidades de indivíduos que fazem parte de um clube de futebol em San Carlos, Uruguai, em relação às práticas do futebol e do murga. Desta forma, começo apresentando o perfil da rede social e problematizando uma suposta cultura de apoio, depois reflito sobre o caráter performativo das masculinidades e o que esses processos implicam, e finalmente uma reflexão sobre o caráter hegemônico dessas masculinidades.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui