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Título: MASCULINIDADES NO CARNAVAL
Autor: DIEGO ALSINA MACHADO
VIVIANE TEIXEIRA SILVEIRA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61468
Catalogação:  05/12/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
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Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61468@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.OSQ.61468

Resumo:
Pensar, analisar e reconstruir os modos da chamada masculinidade dominante em espaços como o Carnaval requer um exercício de reflexão. Um espaço reconhecido como primariamente masculino, com certas características, particularidades, formas de agir, viver e pensar as relações, como aspectos de uma identidade hegemônica, com suas permissões e proibições. A investigação das diversas identidades nos permite problematizar os privilégios que surgem da performatividade de uma masculinidade dominante. Neste artigo me pergunto sobre essa suposta masculinidade dominante no Carnaval uruguaio, baseada no perfil do Instagram Varones Carnaval, como resultado de relatos de situações de violência de gênero em ambientes carnavalescos. Também recolho dados do trabalho de campo etnográfico de minha tese de mestrado orientada para a análise dos processos de construção de identidades de indivíduos que fazem parte de um clube de futebol em San Carlos, Uruguai, em relação às práticas do futebol e do murga. Desta forma, começo apresentando o perfil da rede social e problematizando uma suposta cultura de apoio, depois reflito sobre o caráter performativo das masculinidades e o que esses processos implicam, e finalmente uma reflexão sobre o caráter hegemônico dessas masculinidades.

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