XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: ESSA LÍNGUA É UMA FERA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE METÁFORAS ANIMAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS Autor: CINTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 61403
Catalogação: 25/11/2022 Liberação: 25/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61403@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61403@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.61403
Resumo:
Título: ESSA LÍNGUA É UMA FERA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE METÁFORAS ANIMAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO E SUA RELEVÂNCIA PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ESTRANGEIROS Autor: CINTIA APARECIDA DO NASCIMENTO
Nº do Conteudo: 61403
Catalogação: 25/11/2022 Liberação: 25/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61403@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61403@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.61403
Resumo:
Este trabalho investiga o uso de zoônimos (nomes que designam animais) como metáforas no Português brasileiro. Foram analisadas 18 letras de músicas do cantor e compositor brasileiro Caetano Veloso, compostas no período compreendido entre 1968 e 2006, onde foram identificadas 21 metáforas animais. A partir desse corpus, os zoônimos foram examinados com base em seus significados literais, sentidos metafóricos e funções conversacionais que exercem dentro do contexto, identificando-se, ainda, se estas funções são positivas ou negativas. Objetiva-se, a partir dos dados gerados com este estudo, fornecer aos professores de Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E) um possível direcionamento para a abordagem de metáforas animais em suas aulas, o que permitirá o desenvolvimento de ferramentas que busquem facilitar a compreensão do tema pelos alunos.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |