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Título: A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS OBJETIVOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA
Autor: ANA LUIZA DE OLIVEIRA MELO
MAYARA NICOLAU DE PAULA
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61279
Catalogação:  18/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61279@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61279

Resumo:
Ao pensarmos no ensino na educação básica, é comum termos em mente o professor e o aluno, em uma relação binária, mas que, na verdade, é uma relação ternária entre professor, aluno e conhecimento. Neste artigo, buscamos refletir sobre a relação desses dois sujeitos com o conhecimento dentro da aula de língua materna, analisando o caminho do conhecimento linguístico desde a academia. Para tanto, apresentamos uma proposta da teoria da transposição didática de Chevallard (1991) adaptada para a aula de língua materna. A partir dessa adaptação da transposição didática, refletimos ainda sobre os documentos pedagógicos como uma das etapas desse processo, sobre a formação dos professores de língua materna e como ela pode beneficiar a relação dos alunos com a língua. Acreditamos que um ambiente propício para a reflexão linguística crítica depende da formação de profissionais capazes de agregar o saber sábio ao cotidiano da sala de aula.

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