XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS OBJETIVOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA Autor: ANA LUIZA DE OLIVEIRA MELO
MAYARA NICOLAU DE PAULA
Instituição: -
Colaborador(es):
-
Nº do Conteudo: 61279
Catalogação: 18/11/2022 Liberação: 21/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61279@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61279
Resumo:
Título: A TEORIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA MATERNA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS OBJETIVOS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA Autor: ANA LUIZA DE OLIVEIRA MELO
Nº do Conteudo: 61279
Catalogação: 18/11/2022 Liberação: 21/11/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: ARTIGO
Natureza: PUBLICAÇÃO
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61279@1
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61279
Resumo:
Ao pensarmos no ensino na educação básica, é comum termos em mente o professor e o aluno, em uma relação binária, mas que, na verdade, é uma relação ternária entre professor, aluno e conhecimento. Neste artigo, buscamos refletir sobre a relação desses dois sujeitos com o conhecimento dentro da aula de língua materna, analisando o caminho do conhecimento linguístico desde a academia. Para tanto, apresentamos uma proposta da teoria da transposição didática de Chevallard (1991) adaptada para a aula de língua materna. A partir dessa adaptação da transposição didática, refletimos ainda sobre os documentos pedagógicos como uma das etapas desse processo, sobre a formação dos professores de língua materna e como ela pode beneficiar a relação dos alunos com a língua. Acreditamos que um ambiente propício para a reflexão linguística crítica depende da formação de profissionais capazes de agregar o saber sábio ao cotidiano da sala de aula.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |