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Título: MINORIAS SOCIAIS E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM EPILINGUÍSTICA
Autor: CLEIDSON FRISSO BRAZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61273
Catalogação:  18/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61273@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.PDPe.61273

Resumo:
Discute-se o ensino de língua portuguesa voltado para a formação do sujeito sobre a diversidade. Neste intento, propõe-se uma discussão sobre as minorias sociais a partir das considerações de Serge Moscovici (2011). O estudo ganha profusão teórica com a relação entre controle, dominação e poder produzidas por Foucault (1987). Debate-se ainda o ideal formativo da escola e a função do professor e da professora como intelectuais orgânicos capazes de provocar rupturas nas malhas hegemônicas (GRAMSCI, 1981). Adota-se como possibilidade metodológica a teoria das operações enunciativas ou epilinguísticas inaugurada por Antoine Culioli (1980) e sugere-se um trabalho voltado para a criatividade presente na linguagem, a partir das considerações de Carlos Franchi (2016). Conclui-se que o ensino de língua fundamentado nas teorias e na metodologia adotadas possibilita a formação de uma identidade solidária sobre as minorias, pois se percebe a diversidade como um fator de enriquecimento das relações sociais.

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