$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas |



Título: NO CORPO E NA ALMA: AS CRIANÇAS DE AUSCHWITZ
Autor: DENISE ROLLEMBERG CRUZ
Instituição:  -
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 61242
Catalogação:  17/11/2022 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  ARTIGO
Natureza:  PUBLICAÇÃO
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61242@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=61242@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.HURB.61242

Resumo:
O artigo examina os dilemas vivenciados por crianças e adolescentes deportados para Auschwitz ou nascidos no campo, sobre os quais há fontes testemunhais. O texto analisa a narrativa de uma exposição temporária organizada no Memorial da Resistência Alemã, em Berlim, no ano de 2015, comemorativa dos 70 anos da libertação do campo de extermínio. A citada exposição, intitulada Nunca esqueça seu nome: as crianças de Auschwitz, baseou- se nas informações do livro homônimo de Alwin Mayer (Vergiss deinen Namen nicht. Die Kinder von Auschwitz, 2015), ambas ilustrativas do tema, com sólida informação, porém desprovidas de análise crítica. Analisar a experiência destes sobreviventes, seja no campo, seja depois da libertação, é o objetivo principal deste artigo, teoricamente inspirado no conceito de zona cinzenta presente na obra de Primo Levi.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui