INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: A NÃO-PERSISTÊNCIA E A VARIABILIDADE DAS TAXAS DE CRESCIMENTO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS NA BOVESPA NO PERÍODO 1994-2002
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FELIPE CARDOSO DE GUSMAO CUNHA

Colaborador(es):  ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 6112
Catalogação:  16/03/2005 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6112@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6112@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6112

Resumo:
A recente internacionalização da economia, o processo de integração dos mercados e a perspectiva de obtenção de condições competitivas via maior escala suscitaram a reestruturação produtiva e fomentaram a maior concentração econômica por meio de contínuas fusões e aquisições de empresas. Esta situação insere o estudo acerca das taxas de crescimento de indicadores contábeis das companhias entre os temas mais relevantes no âmbito das finanças corporativas. As variáveis contábeis utilizadas neste trabalho foram as taxas de crescimento anuais da receita bruta, do EBITDA e do lucro operacional de empresas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) durante o período 1994-2002. A conclusão acerca da variabilidade e da não-persistência destas taxas de crescimento constitui-se obstáculo aos exercícios de previsão no mercado brasileiro. Simulações adicionais foram realizadas visando auferir o efeito do porte e dos múltiplos de transação das respectivas ações destas empresas sobre as taxas de crescimento. Visando maior detalhamento sobre a forte resistência à persistência de taxas anuais consecutivas superiores à mediana do mercado durante os oito anos de análise, foram aplicados testes econométricos essenciais ao modelo ARIMA (Box e Jenkins), constatando a não correlação e a não correlação parcial das taxas de crescimento anuais das empresas para todas as variáveis analisadas, caracterizando um processo clássico de white noise e fornecendo indícios para um comportamento típico de random walk ou random walk with drift.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui